Conheça as especies mais cultivadas em nosso pais

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Embrapa ensina como produzir minhocas e húmus em pequenas propriedades

A minhocultura é um processo de reciclagem de resíduos orgânicos (restos de alimentos, folhas, esterco, etc) por meio da criação de minhocas com o intuito de produzir o húmus, um excelente adubo para a atividade agrícola. 
Pensando em difundir essa tecnologia, que ajuda a diminuir o lixo orgânico nas cidades e no campo, a Embrapa Roraima (Boa Vista, RR) montou, em sua vitrine tecnológica, um minhocário. O espaço servirá como ponto de transferência de tecnologia para que agricultores e interessados em geral possam conhecer as principais técnicas de criação de minhocas em pequenas propriedades. A iniciativa faz parte do projeto Arcoverde, que busca difundir modelos agrícolas sustentáveis para produtores da Região Norte do Brasil.  
Segundo o agrônomo Silvio Levy, a minhocultura é perfeitamente adaptada à pequena propriedade agrícola, pois possui um manejo simples. "Essa atividade tem como produto principal o húmus, que constitui um excelente fertilizante orgânico, capaz de melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo", explica.
Mas a minhocultura não tem apenas essa utilidade. Além de fabricar o poderoso adubo, as minhocas também podem ser utilizadas para a alimentação animal e como isca para a pesca.
Acredita-se que no mundo existam mais de 8 mil espécies diferentes de minhocas. No Brasil, são conhecidas entre 240 e 260 espécies, sendo as mais utilizadas para a produção de húmus as minhocas Vermelha-da-Califórnia e a Gigante-Africana.  Ambas estão sendo usadas no minhocário da Embrapa.
Os interessados em aprender um pouco mais sobre a minhocultura podem entrar em contato com o setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima pelo telefone (95) 4009-7135 e agendar uma visita.
Minhocários
Existem vários tipos de minhocários, dos mais simples até os mais caros. Para agricultores familiares, que não pretendem vender comercialmente o húmus produzido, mas apenas utilizá-lo na propriedade, o mais indicado é fazer um minhocário de baixo custo e pouca manutenção.
O folder Minhocultura ou vermicompostagem, da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ), mostra os principais aspectos para aqueles que desejam começar uma criação de minhocas e produção de húmus. Entre os pontos abordados estão: local ideal de construção do minhocário, técnicas de criação e manejo, comercialização e as principais fontes de matéria prima para produção de húmus. Outra publicação da Embrapa que fala sobre a minhocultura para a agricultura familiar é a Circular Técnica Minhocultura e produção de húmus para a agricultura familiar, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), também disponível para download.
Você sabia? As minhocas não possuem olhos nem ouvidos e por isso seu sentido de direção não é muito bom. Sua movimentação é influenciada por células sensíveis à luz que existem em sua pele. Em geral, evitam a luz direta do sol, preferindo os ambientes sombreados e mais úmidos. Contudo, as minhocas não toleram ambientes encharcados, pois sua respiração é feita pela pele. Em lugares onde há acúmulo excessivo de água, a tendência é de haver pouco oxigênio. Nestes casos, é comum vermos as minhocas saindo do solo para procurar locais mais secos.


Sobre os benefícios do alho.


  O Alho é considerado como um super alimento porque tem imensas virtudes curativas, proporciona importantes benefícios para a saúde. O alho é um alimento saudável, rico em nutrientes (vitaminas, sais minerais e aminoácidos) que deve fazer parte de uma dieta alimentar equilibrada e saudável.

  Um composto no alho chamado ajoene é um antioxidante natural que tem capacidades de anti-coagulação, ajudando assim na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.
   Ajoene também ajuda a impedir a propagação do câncer de pele, quando aplicada.
  em estudos, A alicina no alho foi mostrado que ajuda a promover a perda de peso  A alicina no alho foi mostrado para reduzir a Pressão Arterial. O alho tem sido aprovado em reduzir o colesterol LDL (ruim)e aumentar o colesterol HDL(bom).
 alho pode reduzir os efeitos carcinogênicos da exposição ao amianto.O Alho combate os radicais livres. Reduzir a inflamação e dor no corpo, tornando-se benéfica para as pessoas com osteoartrite e artrite reumatoide. Prevenção de gripes e resfriados: Devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, bem como o seu conteúdo de vitamina c, o alho é um poderoso agente contra o resfriado comum, bem como a gripe.
aprendendo a plantar alho em garrafas pet de 5 litros 


Plantando tomate de forma pratica e em sua própria casa

 O tomate é rico em vitamina C e licopeno, dois importantes antioxidantes.

  Da vitamina C muito já se falou e quase todos sabem da sua importância para aumentar a imunidade e prevenir gripe e infecções. E o licopeno? O licopeno é a substância que dá a cor vermelha ao tomate, à cenoura, à goiaba, ao mamão, à melancia e a outros alimentos com essa cor. É uma substância antioxidante que, quando  absorvida pelo organismo, minimiza a ação dos radicais livres nas células.Muitas pesquisas mostram o licopeno com propriedades para diminuir o risco de câncer de próstata e de doenças cardiovasculares.
  O licopeno contribui também para atrasar o envelhecimento da pele e, por isso, auxilia no combate aos males dos raios ultravioleta.É graças a esse nutriente que existem pesquisas indicando a capacidade de o tomate reduzir  em até 50% o risco de câncer de próstata.Há também estudos que dão ao licopeno o status de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão.Cada 100 g de tomates maduros contêm de 3,1 mg a 7,7 mg de licopeno. 
 veja o vídeo abaixo e aprenda a cultivar!

Aprendendo sobre o acelerador de compostagem!

 A prática da compostagem imita o processo natural e ajuda a destinar corretamente os resíduos orgânicos ao evitar o seu acúmulo em aterros. Dessa forma, ajuda a transformar um problema em solução.

Vantagens:
Os microrganismos presentes em sua fórmula agem proporcionando a adequação da flora microbiana do processo de compostagem ao concorrerem com microrganismos indesejáveis. Com isso, promovem a diminuição de maus odores e da quantidade de revolvimento para a sua aeração. O produto permite que o composto seja estabilizado em menor tempo e com melhor qualidade.
O que pode ser compostado com o Acelerador de compostagem?
- resíduos vegetais de culturas agrícolas,
- restos de podas de parques e jardins,
- restos de alimentos processados,
- aparas de gramas, folhas e galhos,
- esterco de animais, entre outros.